A sensibilidade dentária é a dor causada por desgaste da superfície do dente e afeta 25% da população adulta. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal, especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais.

Conheça as causas mais comuns de sensibilidade dentária:

– Exposição da raiz dos dentes, devido à retração gengival.

– Desgaste na superfície dos dentes, ocasionada por diversos fatores entre eles: má oclusão dos dentes, idade, escovação incorreta (observe se sua escova de dente ao fim de  poucos dias fica com as cerdas caídas, esse é um sinal que escova com muita força).

– Próteses dentárias, procedimento de clareamento e aparelho ortodôntico também podem fazer com que haja sensibilidade nos dentes. Dentes fraturados ou lascados, mesmo não estando cariados, podem ficar mais sensíveis.

– Bruxismo (ranger os dentes) são uma causa bastante comum de sensibilidade. Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina.

Como prevenir ou atenuar a sensibilidade dentária:

– Pergunte ao seu dentista qual a técnica correta para escovar os seus dentes. Utilize uma escova de dente macia.

– Utilize pastas de dente próprias para a sensibilidade. Evite pastas muito abrasivas.

– Consulte seu dentista sobre a utilização de gel, flúor ou elixir bucal.

– Laserterapia também pode ser utilizada pelo seu dentista para diminuir a sensibilidade nos dentes.

Como tratar dentes sensíveis?

A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. Em primeiro lugar, fale com seu dentista, ele poderá avaliar os produtos e tratamentos adequados ao seu  caso. Alguns exemplos de produtos disponíveis são os cremes dentais para dentes sensíveis, enxaguatórios bucais e aplicações de flúor em gel. Além disso, tenha cuidado com  a escovação para evitar que seus dentes se desgastem ainda mais.