Dormir bem é pré-requisito para ter saúde, disposição e qualidade de vida. Por isso é tão importante dar atenção aos problemas relacionados ao sono, seja na infância ou na fase adulta.

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (Saos) faz parte do grupo de distúrbios respiratórios obstrutivos do sono e é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial (hiponeia) ou total (apneia) da via superior (VAS) durante a noite. Quem sofre com esse mal tem redução ou ausência de fluxo aéreo, resultando em dessaturação da oxiemoglobina e despertares noturnos frequentes.

Os sinais e sintomas mais comuns são: ronco, sonolência excessiva e pausas respiratórias durante a noite. São observados frequentemente prejuízos das funções executivas e cognitivas, como concentração, atenção e memória, assim como alterações de humor (irritabilidade, depressão e ansiedade).

O exame para os casos é a polissonografia, procedimento realizado durante o sono que avalia vários parâmetros fisiológicos do paciente. Somente com ele pode-se afirmar se o indivíduo apenas ronca, se tem Saos ou se possui outros distúrbios do sono.

Confirmado o quadro de apneia, o tratamento adequado deve ser prontamente iniciado e a estratégia terapêutica necessita ser individualizada, levando em conta a gravidade da doença, as condições clínicas associadas e as peculiaridades de cada paciente.

O papel da Ortodontia
A principal modalidade de tratamento clínico da Saos para adultos é a pressão positiva contínua nas vias aéreas, conhecido como CPAP (do inglês, continuous positive airway pressure), principalmente nos casos graves. A opção não invasiva consiste em um gerador de ar, um tubo e uma máscara que fica em contato com a face do usuário. Assim, o ar circula mantendo a continuidade da pressão nas vias aéreas, desobstruindo-as.

Algumas medidas gerais de natureza comportamental têm um papel importante, estando ou não combinadas a outras terapias. São elas: perder de peso; evitar a ingestão de álcool, principalmente próximo ao início do sono; abandonar o tabagismo, pois fumantes possuem um risco relativo quatro a cinco vezes maior de apresentar apneia do sono; evitar sedativos e tranquilizantes; tratar processos alérgicos e/ou infecciosos da via aérea superior; e não dormir em posição supina, pois esse hábito aumenta a tendência ao colabamento da via aérea superior em razão da ação da gravidade sobre a língua, deslocando-a em direção à parede posterior da faringe.

Já os aparelhos intraorais (AIO), indicados por ortodontistas e utilizados durante o sono, promovem o avanço da mandíbula, da base de língua e dos tecidos faringeanos, criando o aumento das dimensões das vias áreas superiores para favorecer a passagem do fluxo aéreo. Hoje, há inúmeros aparelhos com diferentes desenhos e materiais, mas todos se encaixam em duas categorias principais: os reposicionadores mandibulares (também conhecidos como de avanço mandibular) e os retentores linguais.

O AIO de avanço mandibular fica adaptado sobre os dentes e pode ser do tipo monobloco ou titulável – este último é o mais recomendado, por permitir, quando necessário, um avanço gradual da mandíbula. Já o AIO retentor anterioriza a língua, sendo apropriado para edentulismo e situações nas quais os pacientes passem por algum tipo de tratamento odontológico, como Ortodontia e reabilitação protética.

Hoje, os cirurgiões-dentistas trabalham com evidências crescentes de que algumas intervenções ortodônticas-ortopédicas faciais podem contribuir no tratamento de crianças e adolescentes com distúrbios respiratórios do sono, podendo até prevenir ou adiar o aparecimento desses quadros na vida adulta. Os mais utilizados são: expansão de maxila, com o uso de disjuntores maxilares; tração reversa de maxila, que consiste na aplicação de dispositivos que promovem o deslocamento anterior da maxila; e aparelhos estimuladores do crescimento mandibular.

A presença do ronco e apneia em crianças pode impactar negativamente no crescimento, aprendizado e comportamento. Portanto, o papel do ortodontista no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono é fundamental para permitir que a criança se torne um adulto mais saudável, produtivo e com melhor qualidade de vida.

Mantenha a sua saúde bucal em dia e agende já a sua consulta .
Fonte: Ordotontia SPO